quinta-feira, 27 de março de 2008

Planejamento detalhado de aulas simuladas

PLANO DE AULA

Data: 11/06/2008.
Série: 6ª série.
Tema: Vegetação do Brasil.

Objetivos

Ensinar os diferentes tipos de vegetação brasileira, bem como suas características e suas interações com o clima.


Procedimentos

Primeiramente irei expor a matéria no quadro, dividindo-o em 9 partes, uma para cada tipo de vegetação, colocando os conceitos básicos de cada vegetação e depois farei um aula expositiva com o auxílio do livro didático.


Recursos

Quadro-negro, giz e livro.


Conteúdo

Floresta Amazônica

Planícies inundáveis, com mata firme, várzeas e igarapés. Ocupam 40% do território brasileiro, hoje devido ao desmatamento esta porcentagem diminuiu.

Mata Atlântica

Vegetação rica e com grande diversidade, ocorre nas regiões costeiras do Brasil, acompanhada de um clima úmido devido aos ventos alíseos de sudeste. É a mais devastada das vegetações brasileiras.

Caatinga

Vegetação adaptada a pouca água, sem folhas ou com poucas folhas, com raízes na superfície para absorver ao máximo a água das chuvas. É uma região seca devido ao fator de que os ventos alíseos são muitos fortes e não trazem umidade para a região. Ela ocorre no Nordeste brasileiro, pegando os Estados de Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Mata de Cocais

Mata de transição entre a floresta amazônica e a caatinga. Espécie predominante é o Babaçu.

Cerrado

Formação típica do Centro-Oeste, parte norte, sudeste e nordeste brasileiro. Possui duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. As árvores de vegetação arbustiva são tortuosas e espaçadas, lembrando as árvores de regiões semi-áridas, mas são adaptadas a retirar água de profundidades elevadas, mais de 15 metros.

Pantanal

Vegetação complexa da planície alagada do Pantanal Mato-grossense, apresenta espécies de florestas, de cerrados e de campos.

Mata de Araucárias

Única vegetação de coníferas do Brasil e são as que menos constituem a formação tropical do Brasil. Ocorre em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente. Elas ocorrem devido as baixas temperaturas na região e são a vegetação de transição do clima tropical para o subtropical.

Campos

Ocorre principalmente em Rio Grande do Sul. Vegetação gramínea, geralmente junto com matas subtropicais e florestas de Araucárias.

Bibliografia

CASTELLAR, S. MAESTRO, V. Geografia. 6ª série: leitura cartográfica território brasileiro ocupação, formação população. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Paisagens do Brasil. n.2. Rio de Janeiro: IBGE, 1972.

ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001.

SILVEIRA, I. A Geografia da Gente: água, meio ambiente e paisagem. v.2. São Paulo: Ática, 2003.

Nenhum comentário: