quinta-feira, 27 de março de 2008

Vivência docente

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal compartilhar os nossos conhecimentos adquiridos na observação de estágio obrigatório da disciplina de geografia, de modo que o mesmo foi orientado pela professora Doutora Rosely Sampaio Archela, professora da disciplina de Estagio em geografia e vivência docente na Universidade Estadual de Londrina, mais conhecida como UEL.
Para a realização do estágio foi escolhido inicialmente o Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, situado na cidade de Londrina, mais precisamente na Vila Brasil. Para conseguir a autorização do colégio para a realização do estágio foi necessário a criação e aceitação de um plano de estágio, mostrando os nossos objetivos, justificativas e outros elementos importantes em nosso interesse em realizar o estagio no colégio.
O estágio foi realizado no período noturno, e durante o estágio foi possível observar a infra-estrutura da escola, bem como as características das salas analisadas, em especial duas, sendo que uma do segundo ano do ensino médio e uma do terceiro ano do ensino médio, e o modo como o professor desenvolveu o conteúdo, administrou e controlou as salas de aula.


Caracterização da Escola.

O Colégio Estadual professor Newton Guimarães está localizado, como já foi dito antes, em Londrina-PR, na Vila Brasil, bairro próximo ao centro da cidade, na Rua Guarujá.
Este colégio em especial tem uma forte ligação com o bairro e com a cidade como um todo, pois este colégio foi fundado em 1948, sendo que o mesmo completou este ano sessenta anos de funcionamento, de modo que Londrina completou no ano passado, setenta e três anos de fundação, sendo um colégio de grande importância para a cidade até os dias de hoje, pois mesmo com a sua capacidade máxima de alunos, o colégio ainda tem uma fila de espera com mais de 400 crianças e adolescentes querendo ingressar no mesmo.
O colégio conta com um grande número de professores com alto grau de capacitação e também um bom número de funcionários para realizar tarefas como cuidar da portaria, realizar a limpeza do colégio, preparação da merenda, para cuidar dos afazeres da secretaria entre outras funções importantes do colégio.
Com relação à estrutura física do colégio, ele possui ótimo estado de conservação, com a realização de reformas recentemente, possui carteiras em ótima qualidade, retro projetores, e uma sala com data show, usado constantemente pelos professores. O colégio ainda possui uma quadra recém pintada, com cobertura.


A história de vida do professor e sua relação com a geografia

O professor que ministrou as aulas de Geografia do período observado, durante o trabalho não irei citar nomes de turmas e pessoas do colégio, sempre gostou de geografia, mas inicialmente se formou em agronomia para então nos anos 90 se formar em geografia, fez o concurso, passou e começou a dar aula.
Segundo o mesmo, o trabalho como professor é atualmente mal recompensado. A educação é de grande importância para a formação do cidadão, e professor é a primeira pessoa fora da família a formar o indivíduo. Este, segundo o professor, é o ponto mais gratificante da profissão. E afirma que esta não é uma das prioridades do governo atual.
Foi perguntado sobre suas visões sobre a geografia, o que acha da mesma, e ele respondeu que a matéria em si é muito gratificante. E uma de suas funções seria mostrar o avanço capitalista, e de que modo analisar as vantagens para o bem da sociedade. Mostrar para os alunos as opções, como por exemplo, o socialismo e capitalismo, para eles decidirem o que devem acreditar.
Planejamento de aula

Em relação ao planejamento das aulas, foi nos dito que foi realizado e entregue a diretoria para a avaliação no início do ano, e por um erro de minha parte, não pedi o acesso ao planejamento, mas creio que se pedisse seria fornecido a mim tal documentação.
Mediante ao que foi visto nas aulas observadas, como disse anteriormente foram estudadas 2 salas, que serão denominadas de sala “A” e sala “B”, pois não é o objetivo deste trabalho classificá-las para dizer qual é melhor ou pior, mais sim verificar e apreender com as diferenças entre as mesmas e o modo como o professor conseguiu administrar as salas e passar o conteúdo com clareza, e que a meu ver, foi transmitido com facilidade devido ao bom comportamento e interesse de ambas as salas.
Durante o estagio de observação pode ser visto, mesmo que não se referisse aos autores ou aos conceitos, um referencial bibliográfico de grande qualidade, como o conceito de Meio técnico cientifico informacional de Milton Santos, que seria o melhor exemplo, pois o professor passou com clareza, mesmo que “ocultamente”, pois não citou o Milton Santos propriamente dito, mas passou um conceito difícil até para universitários, para alunos do ensino médio e os mesmos parecem ter entendido o significado do conceito.
O estágio de observação ocorreu no período noturno, como já havia sido dito antes, durante 5 dias em fomos 3 vezes na segunda-feira e 2 na terça-feira, pois os horários de aula do professor se encaixavam nesses dias. Pode ser visto que a sala “B” estava estudando os conceitos de população, como pirâmide etária, expectativa de vida entre outras, e a sala “A” sobre os conceitos globais, como blocos econômicos mundiais, o avanço tecnológico mundial entre outros que serão discutidos no próximo tópico.

Relatório das aulas

1º aula (sala “B”)

Inicialmente, o professor espera todos os alunos se acomodarem em seus respectivos lugares, pois neste colégio o mapeamento é seguido a risca, para então começar a aula com a chamada,
Após a acomodação e realização da chamada, o professor passa algumas informações no quadro sobre alguns conceitos de Geografia da População, dados principalmente, e qual é o tema desta primeira aula.
No caso da aula do dia estudado foi sobre os respectivos temas: Estrutura e Pirâmides Etárias, Expectativa de Vida, Taxa de Mortalidade e de Natalidade e Crescimento Populacional. Sempre fazendo interações com os alunos, a partir de perguntas relacionadas ao tema ou então com exemplos que envolvem o conhecimento dos alunos. Através disto, o professor consegue chamar a atenção dos alunos, fazendo com estes fiquem atentos ao conteúdo e desperte a curiosidade sobre o tema.
O professor possui o domínio do conteúdo e o manejo de sala necessário para que sua aula se torne excelente. O mesmo possui uma postura crítica, que procura fazer com que seus alunos reflitam sobre a realidade vivenciada pelos mesmos. Com isso, creio que não seja necessário dar sugestões ou fazer críticas em relação à aula observada.

2ª aula (sala “A”)

Da mesma maneira da aula anterior, o professor realiza o mesmo procedimento de acomodação e realização da chamada, bem como o desenvolvimento do conteúdo, independentemente da série, embora diferencie o nível de abstração e complexidade do tema para cada série.
A segunda aula teve como tema “Crises econômicas na Globalização”, em que faz um apanhado geral das principais crises que afetaram diferentes países, em quais momentos da história elas ocorreram e o porquê delas.
Este professor demonstrou até agora que possui o domínio do conteúdo e um ótimo controle da sala de aula para o bom andamento da mesma. E em todas as aulas observadas o mesmo conservou seu caráter crítico a partir da realidade do aluno.
Com isso, não se faz necessário a repetição destes quesitos no relatório das próximas aulas, já que o professor possui um padrão de aula que foi usado em todas as aulas, que é primeiro passar no quadro o conteúdo sintético acerca do tema, para então explicá-lo de forma acessível ao entendimento do aluno.

3ª aula (sala “B”)

O tema desta aula foi “Evolução da População Brasileira”. Utilizando o quadro-negro, o professor expôs alguns dados referentes às Taxas de Natalidade, Mortalidade, de Crescimento e de Fecundidade dos Censos Demográficos de 1872, 1970 e 2001, de modo que o mesmo tenta procurar correlacioná-los e explicando o porquê destes dados, que no caso se mostram bem diferentes entre si.

4ª aula (sala “A”)

O tema da aula foi sobre “Blocos Econômicos”, em que o professor apenas passou no quadro alguns Blocos Econômicos Mundiais, como a ALCA e o MERCOSUL por exemplo, e qual são suas características econômicas, já que não conseguiu passar alguns mapas referentes ao tema com o recurso do Data-Show, pois o arquivo digital possuído pelo mesmo não tinha o programa que o fizesse rodar no computador que estava conectado o data show, tomando todo o tempo da aula tentando abrir o arquivo.
Os blocos econômicos abordados foram: União Européia (U.E.); Cooperação econômica Ásia-Pacífico (APEC); Comunidade dos Estados Independentes (CEI); Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN); Pacto Andino e Mercado Comum do Caribe de língua inglesa (CARICOM).

5ª aula (sala “B”)

O tema desta aula foi “Indicadores Populacionais no Brasil”. Nela, o professor passou uma tabela no quadro-negro com alguns indicadores relacionando-os numericamente com as etnias negra, branca e parda. Primeiro o professor explicou o que são indicadores populacionais e quais são eles. Toda esta explicação se deu de forma bem simples e didática, para depois explicar os números e relacioná-los com as etnias e o poder aquisitivo e até mesmo usando como exemplo a sala de aula para demonstrar os números trabalhados.



6ª aula (sala “A”)

O tema da aula foi a “Explosão Tecnológica”, nela o professor fez uma linha do tempo com os mais importantes inventos com suas respectivas datas de invenção que proporcionou o processo de Globalização e como isto afetou o mundo e as pessoas inseridas neste processo, de modo que foi claro ver indiretamente a presença do meio técnico cientifico informacional de Milton Santos.

7ª aula (sala “A”)

O tema da sétima aula foi o “Uso da Internet”. Nela o professor demonstrou as grandes diferenciações entre os países que possuem este recurso e como isso implica em sua economia e os problemas que dele decorrem, como por exemplo, as várias instâncias da exclusão, como econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais, entre outras que fazem com que haja diferenciações entre os países.

8ª aula (sala “B”)

Nesta aula o tema discutido foi a “Ocupação do Território Brasileiro”. Nesta aula o professor mostra o papel do índio neste processo e como ocorreu o processo de “extermínio”, além de mostrar qual é a realidade dos mesmos atualmente, de modo que alguns ainda continuam sofrendo pelo passado de seus ancestrais, outros utilizam de suas heranças ancestrais para tirar proveito da sociedade atualmente, usando como exemplo, segundo o professor, um personagem bem conhecido da feira da lua que ocorre nas quartas-feiras, que seria um índio conhecido como “tatuzinho” que faria tráfico de drogas, mas não pode ser preso devido ao um artigo da lei que diz que os índios não são responsáveis por seus atos.
Também faz a distinção entre os grupos indígenas ente: isolados, que não possuem contato algum com a “civilização” até passar pelo grupo do contato permanente, que são os índios que convivem com a “civilização”. Além de dar exemplos de grupos indígenas brasileiros correspondentes a cada grupo.

9ª aula (sala “B”)

Esta aula é continuação da aula 8, que é o estudo da ocupação do território brasileiro. Nesta aula o professor mostra distinção entre os povos que ocuparam e organizaram o país desde seu descobrimento até hoje, desde os índios, portugueses, africanos aos europeus, no século XIX. Buscou passar as heranças deixadas pelos mesmos para a população brasileira atual.

10ª aula (sala “A”)

O tema da aula foi “Globalização e a Exclusão, e Xenofobia”. O objetivo do professor nesta aula, era de mostrar as conseqüências negativas do processo de Globalização, a exclusão, nos diferentes níveis em que ocorre; além acrescentar neste processo, a Xenofobia, explicando o que é xenofobia, os principais exemplos deste processo e suas implicações na sociedade.

Conclusão

Após o estágio de observação, foi possível para eu apreender metodologias e técnicas para controlar e passar o conteúdo com clareza para os alunos e facilidade para o professor. Também pude ver o nível de educação dos neste colégio, devo dizer que me surpreendi, pois com conversas com colegas de sala, eu esperava que também seria mais um a dizer sobre salas que fazem muita bagunça e não respeitam o professor, coisas que pelo eu constatei, não acontecem no Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, de modo que é posto um controle de disciplina e educação em todos os alunos para formarem melhores cidadãos.










2ºSemestre

Introdução

Este texto refere-se ao relatório de Estágio de Observação realizado no Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em cinco turmas do Ensino Fundamental, da disciplina de Geografia, 6ª série, com a carga horária de 10 horas/aulas, no qual o mesmo foi realizado durante o mês de Outubro de 2008. O colégio situa-se no Parque das Indústrias, zona Sul de Londrina – PR. O estágio foi realizado no período vespertino e, durante o estágio foi possível observar a infra-estrutura da escola, bem como as características das salas de aula e dos alunos, além do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no decorrer das aulas, ministradas por um professor desta mesma escola.

Caracterização da Escola

O Colégio Estadual Albino Feijó Sanches foi fundado em 1978, e este ano estará completando 30 anos de funcionamento. Sua infra-estrutura atual encontra-se em baixa qualidade, com vidros quebrados, ventiladores sem funcionar, ou mesmo problemas com a fiação elétrica. Em relação aos professores, são profissionais de alta qualidade, que procuram sempre se atualizar, fazendo parte de cursos ofertados pela Universidade Estadual de Londrina e outras entidades locais.
A HISTÓRIA DE VIDA DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM A GEOGRAFIA O professor de Geografia do colégio que concedeu a permissão da realização do Estágio de Observação sempre gostou de geografia, formou-se em Geografia em 1995.
Segundo o mesmo, para ser um bom professor é preciso ter comprometimento e principalmente gostar do que faz, a pesar de atualmente o profissional de educação ser mal remunerado pelo governo.
Também acredita que a educação é de grande valia na formação do indivíduo cidadão, e isto, para o professor, é muito gratificante para o educador.A Geografia, para o professor é uma das disciplinas de grande importância, pois auxiliar na compreensão da realidade dos alunos.

Planejamento de Aula
O planejamento das aulas é realizado no início do período letivo, junto à direção e supervisão do colégio. Para tanto, foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), já que o mesmo é de grande importância neste processo de desenvolvimento e direcionamento do conteúdo a ser abordado em sala de aula.
Durante a realização do Estágio de Observação pode-se ver que o professor procurou chamar sempre a atenção dos alunos, com curiosidades acerca do conteúdo abordado. Todas as aulas observadas, a Região Nordeste foi tida como tema da aula, pois como foi dito anteriormente, o estagio abrangeu as 6º series do colégio também anteriormente citado.



Relatório do Estágio

Foi realizado o Estágio de observação durante o mês de Outubro, no qual tinha como carga horária 10horas/aula. Por coincidência o professor observado dava aulas apenas para 6º series nos dias do estágio, sendo que em todas as 10 aulas observadas abrangeram como conteúdo a região Nordeste, de modo que a principal diferença foi entre as próprias turmas, pois o conteúdo aplicado foi o mesmo que havia sido estipulado no planejamento de aula no início do ano.
Para a realização das aulas sobre o Nordeste, o professor usou uma fita de vídeo sobre o Nordeste, no qual para estimular o senso crítico dos alunos, pediu para que fizessem anotações sobre o filme, e provocou uma discussão sobre o que a fita de vídeo não mostrava, como os problemas sociais e econômicos na região, ou mesmo o fato de que o filme não mostrou quase nada do agreste e sertão nordestino. Após a discussão o professor então reservou uma aula para que os alunos fizessem um trabalho sobre os pontos positivos e negativos do Nordeste.
Um fato interessante revelado pelo professor observado, é que as salas onde existem um maior número de alunos reprovados coincidem com as piores turmas, pois os mesmos na maior parte da aula ficam com conversas paralelas, e a melhor turma vista, melhor comportada, com melhores notas, não possuía nenhum aluno reprovado.

Conclusão

A partir da realização do Estágio de Observação pode-se vivenciar a prática docente de um ângulo diferente, o do professor, já que este proporcionou um melhor entendimento de como se dá o exercício docente. Pode-se constatar que o colégio possui pouca infra-estrutura, porém possui profissionais competentes para o exercício da educação.O professor se faz muito importante no processo de desenvolvimento do aluno, já que é o professor quem vai direcionar, além da família, a conduto do aluno incutindo nele, um caráter reflexivo de sua realidade, para então poder intervir e melhorar suas condições de vida.

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